24 agosto, 2009

Arte Românica


















Igreja de Outeiro Seco, Portugal


A Arte Românica se desenvolveu no século XI até o início do século XIII. É problemático estabelecer o limite inicial e final (entre 1001 a 1200).
É a arte influenciada pela cultura do Império Romano, que, depois da invasão dos povos bárbaros, deu início ao período histórico conhecido por Idade Média. Na Idade Média, a arte tem suas raízes com o Cristianismo, trazendo assim modificações no comportamento humano, fazendo com que na arte fosse a maior valorização do espírito. A cabeça espiritual era o Papa e a temporal o Rei.
Os valores da religião cristã impregnaram em todos os aspectos da vida medieval e a igreja como representante de Deus na Terra.
O termo românico como já visto é criação do mundo contemporâneo.
Dois personagens foram importantes nesta época, Charles de Gerville e Le Prevost, que, em suas freqüentes saídas pela natureza, acompanhados de pintores, estudiosos de ruínas, iam em busca de regiões “com alma livre”.
Chamando assim a arte naquela época de românica, queriam aproximar dos modos e das formas antigas de Roma, já que através dos seus estudos estavam redescobrindo o que até então tinha sido ignorado.
Foi nas igrejas que o estilo Românico se desenvolveu em toda a sua plenitude. Eram os próprios religiosos que comandavam as construções, a partir do conhecimento monástico. Assim realizavam as demolições de igrejas antigas, substituindo-as por outras com estilos diferentes e mais modernos. Mas através do arqueólogo Arcisse de Caumont foram encontradas algumas utilidades nos monumentos encontrados.
Na verdade, a avaliação desse período estava estritamente relacionada com as posturas nacionalistas, onde examinavam em profundidade as amostras dos materiais deixados pelas culturas locais do passado.
Podemos identificar o “românico” como tudo àquilo que é esquemático, expressivo, com forte poder dramático pela abstração.
O românico é uma arte essencialmente religiosa, promovida pela igreja e destina aos fiéis cristãos. O artista desta época, na maioria das ocasiões, era considerado um artesão.
Apesar de ser necessário fazer uma primeira distinção entre os projetos de longo alcance econômico, o material mais utilizado era a pedra.
As características gerais do estilo Românico são a substituição do teto de madeira por abóbadas; grande espessura das paredes, poucas janelas; consolidação das paredes por contrafortes ou gigantes para dar sustentação ao prédio; consolidação dos arcos por meio de arquivolta.
(Camila Willers e Deise Salvador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário